Primeiro passo é configurar o servidor LDAP.
Para testar a conexão, clique no botão "Testar Conexão", informe um login e senha do LDAP válido no servidor configurado. Caso a configuração esteja correta será exibido a mensagem, conforme imagem abaixo:
Caso o usuário ou senha do LDAP informado não seja válido, será informado uma mensagem de senha inválida. Porém caso as configurações do LDAP não esteja correta, a mensagem de senha inválida poderá demorar, pois não houve sucesso em conectar com o LDAP.
O PHP utiliza a biblioteca OpenLDAP para realizar a comunicação com o servidor LDAP. Portanto, é necessário que essa biblioteca esteja intalada no servidor do Next BP.
Para casos de uso de LDAPS, muitas vezes será necessário realizar configurações no OpenLDAP para autenticação com certificado. Essas configurações são realizadas no arquivo ldap.conf
do OpenLDAP. O local desse arquivo pode variar para cada versão de sistema operacional. Exemplo:
Sistema | Diretório |
---|---|
Windows | C:\OpenLDAP\sysconf\ldap.conf |
Linux | /etc/ldap/ldap.conf ou /etc/openldap/ldap.conf |
Neste arquivo de configuração você pode adicionar o caminho do certificado:
TLS_CACERT diretorio/meu_certificado_ca.pem
TLS_REQCERT hard
Ou você pode desativar a verificação de certificado, o que não é seguro, mas pode ser útil para testar a conexão:
TLS_REQCERT never
No menu principal, clique em "Importação de Usuários", será solicitado um servidor (que configuramos no item anterior) um usuário e senha válido do LDAP no servidor que queremos importar os usuários, conforme imagem abaixo:
Por padrão o AD limita a 1.000 registros de usuários, você pode montar/customizar o filtro ou mudar essa configuração no AD.
Abra o Editor de Política de Grupo (gpedit.msc). Navegue para Configuração do Computador -> Configurações do Windows -> Configurações de Segurança -> Políticas Locais -> Opções de Segurança. Encontre a opção "Limitar o tamanho de consulta para não administradores" e ajuste conforme necessário.
Após autenticar os dados no servidor, você deverá escolher quais usuários deseja importar, basta escolher por usuário ou grupo de usuários conforme imagem abaixo:
Você Deverá informar algumas informações antes de importar os usuários como: Empresa, Área, Calendário de Trabalho, Nivel e Permissões. Não será possivel importar os usuários sem essas informações.
Em seguida, clique em "Confirmar" será exibido a mensagem abaixo:
Caso você clique em "Sim" todos os usuários da listagem irão receber as informações de Empresa, Área, Calendário de Trabalho, Nivel e Permissões que você definiu.
Porém se você clicar em "Não" os usuários da listagem irão receber apenas as informações de Empresa e Permissões que você definiu.
Observações:
Empresa e Permissões não será possivel alterar individualmente, caso necessite, você deverá realizar duas importações ou alterar as informações no cadastro de usuários, posterior a importação.
É possível alterar as informações de Área, Calendário de Trabalho, Nivel para cada usuário, caso necessite.
Caso Já exista um usuário no BPMS Next que você deseja vincular a um usuário do LDAP você deverá escolher o usuário, conforme imagem abaixo:
Observações:
No vinculo de usuário não serão importados as informações de Empresa, Área, Calendário de Trabalho, Nivel e Permissões que você definiu.
Ao realizar um vinculo, o login e senha atual do usuário vinculado será APAGADO e o usuário passará a utilizar apenas o usuário do LDAP, pois não é permitido possuir login do LDAP e Nome de Usuário.
Finalmente, após tudo configurado e definido basta clicar em "Importar", será aberto uma Janela, onde você pode acompanhar a importação.
Observações:
Recomendo que não feche está janela, para poder acompanhar os usuários importados.
Caso o usuário do LDAP já exista ou esteja vinculado à outro usuário não será importado.
Caso exista um usuário do LDAP que seja igual a um usuário do BPMS Next este não será importado, para evitar conflitos.